Biografia

Tika é cantora, compositora e instrumentista. Estreou recentemente um novo show em que performa sozinha no palco – acompanhada apenas de sua guitarra – no qual apresenta novos arranjos para suas canções autorais e consolida parcerias com compositores como Otto, Péricles Cavalcanti, Rodrigo Campos, Romulo Fróes, Alice Coutinho e o artista plástico Clima. O espetáculo conta com conteúdo visual (projeções), desenho de luz e engenharia de som.

Tika produziu e lançou seu primeiro álbum Unwritable em 2017 pelo selo YBmusic de São Paulo, com boa repercussão nos veículos culturais, e circulou por algumas cidades com o show de lançamento. Em uma nova fase, decidiu construir um novo show, em que aparece sozinha no palco, fortalecendo sua presença e produção como autora, cantora e guitarrista. O show estreou na Sala Itaú Cultural em São Paulo em novembro de 2018 e passou por cidades como Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Tika começou sua carreira solo em 2014, com o lançamento de um EP independente, que permitiu com que circulasse fazendo shows na capital e interior paulista. O show de lançamento do EP contou com a participação do cantor Otto.

Em 2015, a convite da jornalista Mercedes Tristão, participou do programa de tv Cantoras do Brasil no Canal Brasil, gravado nos estúdios da gravadora YBmusic em São Paulo. Um ano depois assinou contrato com a gravadora para o lançamento do seu primeiro álbum Unwritable, com produção musical assinada pela própria cantora.

Natural de Rio Claro, interior de São Paulo, Tika começou ainda criança a cantar e tocar violão. É licenciada em música pela Universidade Federal de São Carlos e estudou canto e violão popular no renomado Conservatório de Tatuí.

Circulou durante dois anos com o show Passarim30, em homenagem a Tom Jobim, com o qual estabeleceu novas conexões musicais – com Marcelo Jeneci e Helio Flanders, que participaram dos shows, e Danilo Caymmi e Guilherme Arantes, que entraram em contato com a cantora para elogiar o projeto depois de assistirem a um vídeo do grupo na internet.

Em 2018 foi indicada ao Prêmio Profissionais da Música como melhor autora, e melhor grupo vocal com Passarim30. Atua como vocalista das bandas Odara e Magnólia Orquestra.

Em 2019 dá continuidade à circulação de seu novo show voz e guitarra, aprimorando o repertório para a gravação do próximo álbum.